quarta-feira, 8 de setembro de 2010

ENTREGA DE CERTIFICADOS!!

Atençãoo!

A Comissão Organizadora da XII Semana de Biologia estará entregando os certificados entre os dias 13 e 18 de setembro de 2010, das 12 às 14h e das 18 às 19h. Nós montaremos um stand no corredor da Biologia. Leve sua identidade ou qualquer documento com foto para a retirada do certificado. Caso não tenha entregue o seu crachá, leve-o consigo para que possamos avaliar a situação.

Para os participantes que moram em outras cidades, pedimos que enviem um e-mail para a CO e nós manteremos contato para enviar o certificado pelos correios.


Atenciosamente,
CO da XII SBio

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

ATENÇÃO

Galera, atualizada a disponibilidade de vagas para os mini-cursos e oficinas!

http://sbioufpb.blogspot.com/2010/08/vagas.html


Algumas vagas já acabaram e outras estão prestes a esgotar! Fiquem de olho!!!

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Como chegar na Secretaria do DSE?

Clique para ampliar

Rota Azul: Entrada pelo girador em frente ao Girassol no sentido Castelo Branco/Centro. Entre na UFPB e passe por trás da Reitoria. Em seguida procure o Banco Real como ponto de referência. Chegando ao Banco Real peça informação de como chegar na Coordenação do Curso de Ciências Biológicas. Essa entrada não tem opção de ônibus sendo mais utilizada por quem vem de carro próprio.

Rota Vermelha: Entrada principal da UFPB. Siga reto, passando pela Biblioteca Central e pela lateral da Reitoria.Em seguida procure o Banco Real como ponto de referência. Chegando ao Banco, peça informação de como chegar na Coordenação do Curso de Ciências Biológicas e ficará fácil localizá-la. Você pode pegar o 301, 302, 303, 304, sendo os mais úteis vindos dos Bancários ou do Centro e o 517 vindo da Epitácio.

Rota Amarela: Entrada próxima ao HU. Siga reto. Muito. Passe pelo departamento de Educacao Fisica, onde você encontrará uma quadra fechada e duas abertas a sua direita. Siga em frente e encontrará um girador. Use-o e vá para a esquerda. Você passará por trás da Reitoria. Em seguida procure o Banco Real como ponto de referência. Chegando no Banco Real peça informação de como chegar na Coordenação do Curso de Ciências Biologicas e ficará fácil localizá-la. Essa entrada é mais útil para quem vier de carro. Os possíveis ônibus para essa rota são: 514, 3510, 3507 e 2515 vindos da Epitácio; 514, 5310, 5307, 5100 vindos dos Bancários.

Rota Verde: Essa rota é para quem vem de ônibus seja pela Epitácio ou pelos Bancários. Os possíveis ônibus são: 514, 3510, 3507, 2515 vindos da Epitácio; 514, 5310, 5307, 5100 vindos dos Bancários. Peça informação de como chegar na Coordenação do Curso de Ciências Biológicas e ficará fácil localizá-la.

Dúvidas a respeito do mapa?? Ligue para alguns dos contatos disponíveis:

Contato:
(83) 8872-7935 - Ravi
(83) 9914-1790 - Renato

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

VAGAS

Disponibilidade de vagas para os Minicursos:

1 - Biogeografia e conservação da Mata Atlântica: regionalização biológica x regionalização econômica
 Vagas disponiveis: LOTADO (Atualizado 27/08/2010)

2 - Ecologia humana e o bem-estar do ser humano: a interação entre meio-ambiente, evolução e a qualidade de vida nas sociedades tradicionais e modernas.
Vagas disponiveis: 4 (Atualizado 2708/2010)

 
03- Tópicos em Comportamento Animal.
Vagas disponiveis: LOTADO

04.Diversidade e Conservação de Echinodermata.
Vagas disponiveis: 07 (Atualizado 2708/2010)

05.Apresentando a flor da permacultura Teorias e Práticas.
Vagas disponiveis: 17(Atualizado 2708/2010)

6.Minicurso Câncer e seus aspectos moleculares
Vagas disponiveis: LOTADO

7.Insetos técnicas de coleta e montagem
Vagas disponiveis: 5 (Atualizado 2708/2010)

8.Tecnologias de informação e comunicação no ensino de Biologia
Vagas disponiveis: 22 (Atualizado 2708/2010)

9.Métodos de coleta de vertebrados
Vagas disponiveis: 15 (Atualizado 2708/2010)

10.Estudos estruturais de proteínas isoladas de venenos de serpentes brasileiras
Vagas disponiveis: 7 (Atualizado 25/08/2010)

 11.Alimentação natural
Vagas disponiveis: 9 (Atualizado 25/08/2010)

12.As macroalgas marinhas e suas aplicações maricultura e avaliação das mudanças globais
Vagas disponiveis: 5 (Atualizado 25/08/2010)

13. Educação Ambiental
Vagas disponiveis: LOTADO (Atualizado 25/08/2010)


Disponibilidade de vagas para as Oficinas:

1. Princípios da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e Acupuntura Auricular.
Vagas disponiveis: LOTADO

2. Origami - História, Curiosidades e Práticas sobre a arte de dobrar papel.
Vagas disponiveis: 04 (Atualizado 25/08/2010)

3.Técnicas para herborização de Algas
Vagas disponiveis: LOTADO

4.Taxidermia a ciência da representação zoológica
Vagas disponiveis: LOTADO

5.Danças Circulares Sagradas – Um espaço para promoção da saúde.
Vagas disponiveis: 14 (Atualizado 25/08/2010)

6. Prática agroecológica e educação contextualizada no semiárido brasileiro.
Vagas disponiveis: LOTADO
7. Artesanato com linhas.
Vagas disponiveis: 12 (Atualizado 25/08/2010)

8. Percussão.
Vagas disponiveis: 17 (Atualizado 25/08/2010)

Atualizados diariamente!

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

APRESENTAÇÃO

Salve, salve, galera!! É com muito prazer que o CABio UFPB e estudantes independentes convidam a todos para participar da XII Semana da Biologia, que tem como título "Do biólogo que repete ao biólogo que reflete!". Ela ocorrerá entre os dias 30 de agosto e 03 de setembro e nós estamos, com muito esforço, preparando uma programação especial pra todos que quiserem participar, sejam da Biologia UFPB, de outros campus, cursos ou universidades!!


Para um maior embasamento sobre a temática da XII Semana da Biologia é só clicar link abaixo!
http://www.mediafire.com/?ty8bpk34lxfaak8


 Comissão Organizadora

AÉRCIA CORDEIRO DE SOUZA - 4oPERÍODO 
ANDRESSA DO NASCIMENTO PESSOA - 2o PERÍODO
ADRIANA  ROMERO -  5º PERÍODO
GEADELANDE CAROLINO  DELGADO JUNIOR - 9oPERÍODO
GEMERSON FARIAS DA COSTA - 5º PERÍODO
IGOR D´ANGELIS- 9º PERÍODO
JOSÉ ARAÚJO SOUTO NETO- 4o PERÍODO
LIGIA DE ALMEIDA FERNANDES VIEIRA -4o PERÍODO
LUANA AIRES DE SOUZA -  2o PERÍODO
RAFAELLA MARIA DE FREITAS ESTRELA - 9o PERIODO     
RAVI CAJU DURE - 5o PERIODO
RENATA BARBOSA FELISBERTO - 3o PERIODO 
RENATO MAGNUM TAVARES COSTA - 5o PERIODO
WALBER MELO- 3o PERÍODO





Fiquem de olhos abertos para atualizações no blog!!!

Contato: 
semanabio2010@gmail.com
(83) 8872-7935
(83) 9914-1790

INSCRIÇÕES

As inscrições para a XII Semana da Biologia ocorrerão entre os dias 16 e 30 de agosto. Você poderá fazer a sua pessoalmente, entre as 10h e 20:30h, indo até a secretaria do Departamento de Sistemática e Ecologia, situado no CCEN (Centro de Ciências Exatas e da Natureza), UFPB-Campus I.

Na impossibilidade de ir até a UFPB, você poderá realizar a sua inscrição virtualmente. Basta preencher a ficha de inscrição (disponível no link abaixo) e enviá-la junto com o comprovante de pagamento para o e-mail: semanabio2010@gmail.com. No caso de haver algum problema com o link, pedimos que nos envie um e-mail solicitando a ficha.


Conta para depósito:
Nome : Geadelande C. Delgado Junior
Banco do Brasil: Ag:1619-5 Conta 70.355-9

 

A inscrição custa R$ 20,00 e garante a participação em todo o evento, mas lembre-se que você só poderá participar de 1 (UM) MINICURSO e 1 (UMA) OFICINA, já que as vagas são limitadas e muitos deles ocorrem simultaneamente. A participação em mais de um minicurso (em turnos diferentes) será possibilitada  apenas no caso da existência de vagas não preenchidas. Nesse caso, o inscrito pagará uma taxa adicional de R$5,00.

Fique atento! Fazer sua inscrição previamente significa uma maior variedade de opções em minicursos e oficinas.

PROGRAMAÇÃO

Clique na imagem para ampliar!




- Credenciamento: momento destinado à distribuição do material da Semana da Biologia aos participantes.

- Solenidade de Abertura : neste momento o Centro Acadêmico e a Comissão Organizadora da Semana de Biologia falará como se deu o processo de construção da XII SBio, além de apresentar os espaços da grade, o tema central e como será a dinâmica da semana (frequência, horários, etc).

- Minicursos: têm a finalidade de oferecer conhecimento acadêmico. São sobre diversas áreas, visando não somente o contato dos estudantes com sua área de preferência, mas também a possibilidade de conhecer novas áreas de conhecimento. Eles terão um total de 12 horas/aula no período da manhã e 8 horas/aula à noite e ficará a critério do ministrante a ocorrência (ou não) de práticas e/ou visitas a laboratórios.

- Oficina : é o momento em que os participantes desenvolverão as habilidades que fogem do tecnicismo científico. Neste espaço costuma-se trabalhar as percepçoes artísticas, corporais ou físicas.

- Palestras e Mesas-Redondas: ocorrerão nos auditórios do Centro de Ciências Exatas e da Natureza. As palestras terão caráter informativo, com um determinado tempo para que se esclareçam eventuais dúvidas e colocações.

- Mutirão: este é o momento onde os participantes irão se agrupar e discutir de maneira reflexiva a temática da Semana da Biologia.

- Cultural: momento de apresentação da produção universitária local. Nesse espaço, pretende-se mostrar os diferentes movimentos culturais produzidos pelos estudantes da UFPB e assim, difundir os trabalhos desenvolvidos.

- Filme/Debate: serão expostos vídeos e/ou filmes que estejam inseridos no contexto da Semana da Biologia e, posteriormente, haverá uma discussão sobre os mesmos.

-ELO: é uma sigla para Espaço de Livre Organização. Como o próprio nome já diz, esse espaço é destinado para que os participantes desempenhem atividades livremente. Dentro do ELO está a Apresentação de Trabalhos. No caso de não querer apresentar ou assistir aos trabalhos dos outros colegas, os estudantes poderão elaborar atividades diversas. Um exemplo: você é expert em grafitagem, caricatura ou capoeira e a gente nunca imaginaria isso porque não sabemos quem é você. Esse é o espaço onde você pode se reunir com outros participantes e propor uma atividade, mostrar a sua arte, dividir qualquer tipo de conhecimento. Ao preencher a ficha de inscrição você colocará que atividade pretende fazer no ELO para que possamos avisar previamente os participantes da SBio.

- Encerramento/Avaliação: momento em que todos poderão avaliar a XII Semana da Biologia da UFPB, através da socialização das impressões produzidas e da discussão de temas relacionados ao curso de biologia e à Universidade.




MINICURSOS

TURNO: MANHÃ

1. Biogeografia e conservação da Mata Atlântica: regionalização biológica X regionalização econômica

Prof. Dr. Marcio Bernardino da Silva - UFPB - DSE – Zoologia

Ementa:
A importância que a conservação da biodiversidade tem ganhado na sociedade nesse começo de século chama atenção para as ferramentas que temos disponíveis para a sua correta interpretação. A Biogeografia e a sua vertente Histórica mais especificamente aparece como uma das mais importantes ferramentas para a definição de prioridades em conservação. A Biogeografia Histórica fornece subsídio para uma regionalização das biotas baseada na filogenia dos organismos que as constituem e seus padrões de endemismo. A partir dessas interpretações, temos a possibilidade de ter um melhor diagnóstico da perda que já temos acumuladas e onde devemos evitar as futuras. A Mata Atlântica apresenta um grau de perda muito alto, sendo um dos hot-spots para a conservação em todo mundo.
Conhecendo essa regionalização biológica, quais são as áreas ou regiões da Mata Atlântica que deveríamos ter uma maior preocupação em evitar a perda de biodiversidade? Essa resposta é falha se levarmos em conta apenas o aspecto biológico. Portanto a regionalização biológica deve ser analisada em comparação à regionalização econômica da Mata Atlântica, buscando encontrar as razões para as contínuas grandes perdas. Nesse mini-curso, pretendo apontar e discutir causas políticas e econômicas, evitando acusar o “homem” genérico, de forma nebulosa e ampla demais, prática comum do conservacionismo dominante dos dias de hoje. Vamos discutir: transposição do Rio São Francisco, mudanças no Código Florestal, especulação imobiliária, novas grandes hidrelétricas, etc.
O conhecimento sozinho, da biologia e biogeografia, no caso, não é capaz de “salvar o que resta”. É preciso a reflexão e a práxis do biólogo para um ambientalismo que dê resultado.
 .
Vagas: 20


2. Ecologia humana e o bem-estar do ser humano: a interação entre meio-ambiente, evolução e a qualidade de vida nas sociedades tradicionais e modernas.

Prof. Luiz Carlos Serramo Lopez. Biólogo, Doutor em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro

Ementa:
O ser humano evoluiu em um ambiente muito diferente daquele em que ele vive atualmente nas grandes sociedades industriais. Nesse curso iremos discutir o conceito de qualidade de vida e bem-estar a partir de uma perspectiva ecológico-evolutivo. Analisar até que ponto as condições do ambiente em que a espécie humana evoluiu por milhares de anos influencia aquilo o que o ser-humano moderno percebe como sendo um ambiente capaz de produzir bem-estar e qualidade de vida. Iremos descrever o conceito de bem-estar subjetivo dentro de um enfoque eco-fisiológico que permita pensar estratégias para melhorar a qualidade de vida do ser humano levando em conta sua fisiologia e o tipo do ambiente em que ele evoluiu. Serão abordados de forma didática e acessível tópicos relacionados a ecologia e evolução humanas, fisiologia do movimento e da percepção e neuro-fisiologia

Vagas: 20


3. Tópicos em Comportamento Animal

Biólogos Lucas Henrique Cavalcanti Mendes e Diana Marques Martins Chacon.

Ementa:
O minicurso “Tópicos em comportamento animal” será desenvolvido parte em palestras/debates e parte em práticas relacionadas aos temas abordados durante o minicurso. Durante os três primeiros dias, serão ministradas palestras e realizados debates referentes aos respectivos temas. Ao quarto e último dia serão realizadas práticas com os participantes do minicurso.

Vagas:18


4. Diversidade e Conservação de Echinodermata.

Anne Isabelley Gondim. Mestranda do curso de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Área de concentração – Zoologia) da UFPB.

Ementa:
Caracterização geral das classes (morfo-anatomia); Caracteres relevantes na
taxonomia; Métodos de coleta, preparação e preservação de equinodermos; Ameaças e estado de conservação dos Echinodermata, com ênfase nas espécies brasileiras.
.
Vagas: 15


5. Apresentando a flor da permacultura: Teorias e Práticas.

Fabio Henrique Miranda dos Santos - Fisioterapeuta graduado pela Universidade Católica de Brasília (2007) Especializando em Medicina Tradicional Chinesa pela ABA, Formação técnica em Planejamento e Desing em Permacultura (2009)
Francisco Douglas Cabral Leite - Fisioterapeuta graduado pela UFPB (2010) e especializando em Medicina Tradicional Chinesa pela ABA, formação técnica em Planejamento e Desing em Permacultura (2010)
Rosa Del Carmen Ortega.Facilitadora Titulada de Biodança.
Rosemberg Silva Tapoterapeuta – SINTE/PB Nº103
Adler Targino Francini Permacultor graduando em Agronomia pela UFPB Campus II-Areia

Ementa:
Alguns dos campos específicos, sistemas de desenho e soluções associadas ao uso generalizado da permacultura pode ser representado pela flor da permacultura, onde cada pétala representa uma parte desse todo.
Cada dia do mini-curso será apresentado uma dessas pétalas , havendo um momento de discussão sobre o tema e depois uma prática a ser realizada com o grupo.
• Introdução sobre a permacultura e apresentando a flor, enfocando a bioconstrução e realizando a pratica da bio tinta.
• Saúde e Bem Estar Espiritual
• Manejo da terra e da Natureza.
• Taporritmia – Ecos e Vácuos da Vibração Sonora
.
Vagas: 25

6. Câncer e seus Aspectos Moleculares

Prof. Eleonidas Moura Lima -Biólogo pela UFPA/ Mestre em Genética e Biologia Molecular pela UFPA/ Doutor em Genética de Biologia Molecular pela USP-Ribeirão Preto

Ementa:
O minicurso será teórico, o tema abordado será o câncer, como fenômeno biológico, levando em consideração o estabelecimento de modelo in vitro em oncologia experimental, os mecanismos moleculares envolvidos na oncogênese e carcinogênese, técnicas de biologia molecular aplicadas no diagnóstico e prognóstico de câncer e implicação desses conhecimentos na estratégia terapêutica.

Vagas: 20


7. Insetos: técnicas de coleta e montagem.

Carolina Nunes Liberal – Mestre e Bióloga DSE-UFPB

Ementa:
O curso terá como objetivo apresentar as técnicas de coleta, conservação e montagem das principais ordens de insetos. Abordará a morfologia geral dos grupos, as técnicas de coleta mais adequadas e a maneira correta de preparar o material até seu depósito em uma coleção biológica.

Vagas: 20


TURNO: NOITE


8. Tecnologias de informação e comunicação no ensino de Biologia

Prof. Dr. José Antônio –DBM

Ementa:
O minicurso irá abordar o uso da internet e de seu impacto na sala de aula, visando apresentar e discutirformas de seu uso no âmbito educacional.

Vagas: 30


9. Métodos de coleta de vertebrados

Biólogo Alvino Pedrosa Ferreira, Biólogo Edinaldo Leite Filho, José Anderson Feijó da Silva- Mestrando em Ciências Biológicas (área de concentração Zoologia) UFPB
Paula Honório Pires Ferreira- Doutoranda em Ciências Biológicas (área de concentração Zoologia) UFPB

Ementa:
O minicurso abordará as principais técnicas de coleta para os vertebrados (peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos). Serão utilizados para demonstração os equipamentos mais comuns, além de ilustrações didáticas. Aliado a isso, serão discutidos também o manejo dos indivíduos e a sua finalidade para os trabalhos científicos.

Vagas: 20


10. Estudos estruturais de proteínas isoladas de venenos de serpentes brasileiras

Dra. Daniela Priscila Marchi Salvador

Ementa:
O minicurso terá como objetivo demonstrar como é realizada a cristalização de proteínas, a elucidação de estruturas tridimensionais de proteínas por cristalografia de raios X e a correlação entre estrutura e função de proteínas isoladas de venenos de serpentes.
Aula Prática: Sim (Demonstração Prática) – Laboratório de Cristalização de Proteínas e Processamento de Dados (LCPPD)

Vagas: 15


11. Alimentação natural

Taíssa Valéria Souza de Barros – Bacharel e licenciada em C. Biológicas pela UFPB;

Ementa:
A alimentação natural é aquela que utiliza alimentos que estejam o mais próximo possível de seu estado na natureza e que sejam próprios para o consumo humano. O minicurso tem como objetivo apresentar aos participantes o conceito da alimentação natural colocando o homem como parte integrante e não dissociada da natureza, levando à reflexão de que nós estamos ligados uns aos outros por uma teia de relações que determinam até a comida que vai parar na nossa mesa. Dessa forma, o ministrante pretende fazer um link entre a ordem global vigente, a produção mundial de alimentos e alimentação natural, trazendo uma abordagem que inclui a discussão sobre os alimentos transgênicos, a monocultura, os agrotóxicos e a agroecologia. Após o primeiro momento, o minicurso seguirá para a parte prática, onde os participantes aprenderão receitas utilizando alimentos naturais que visem melhorar a qualidade da sua alimentação, mostrando a possibilidade de uma vida saudável cada vez mais distante de tudo o que for industrializado..

Vagas: 10


12.Educação Ambiental

Ementa: Concepções de educação ambiental e natureza em disputa hoje; Conceitos e relação entre educação e meio ambiente (vertentes do discurso e da prática da sustentabilidade); as lutas ambientais. 

Vagas 20

13. As macroalgas marinhas e suas aplicações: maricultura e avaliação das mudanças globais.
 
Ementa:1. Macroalgas marinhas: principais características e biodiversidade; 2. Cultivo das algas marinhas e sua aplicação econômica; 3. As algas marinhas como ferramenta de avaliação das mudanças globais.

Vagas: 10





OFICINAS

1. Princípios da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e Acupuntura

Fabio Henrique Miranda dos Santos - Fisioterapeuta graduado pela Universidade Católica de Brasília (2007) Especializando em Medicina Tradicional Chinesa pela ABA, Formação técnica em Planejamento e Desing em Permacultura (2009) e Francisco Douglas Cabral Leite - Fisioterapeuta graduado pela UFPB (2010) e especializando em Medicina Tradicional Chinesa pela ABA, formação técnica em Planejamento e Desing em Permacultura (2010).

Ementa: A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é considerada uma das mais antigas formas de medicina oriental, e se fundamenta numa estrutura de natureza filosófica milenar, incluindo entre seus princípios o estudo da relação de yin/yang, da teoria dos cinco elementos e do sistema de circulação da energia (Qi) pelos meridianos (canais) do corpo e sua interação com o ambiente segundo os ciclos da natureza.
Será realizada uma apresentação teórica sobre a contextualização histórica e pesquisas científicas modernas da MTC e também com práticas de acupuntura auricular.

Vagas: 10


2. Origami

Dhieggo Glaucio Evaristo Gomes Nascimento – Graduando em Ciências Biológicas

Ementa: História e curiosidades sobre a arte tradicional japonesa de dobrar papel criando representações de determinados seres ou objetos com as dobras geométricas de uma peça de papel e produção de modelos tridimensionais.

Vagas: 30


3. Técnicas para herborização de Algas

Leandro do Nascimento Máximo, Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas; Joana D’arc Félix de Luna, Bacharelanda e Licencianda em Ciências Biológicas.

Ementa: A Oficina consistirá de duas etapas: (1) A parte teórica será ministrada em sala de aula, com o auxilio de um Data Show. Nesse momento serão dadas as informações básicas e indispensáveis sobre a metodologia específica para a coleta, fixação, herborização e preservação do material biológico de algas. (2) Na parte prática da Oficina, que será ministrada em um laboratório ou local com pia e torneira, os alunos prepararão suas exsicatas de algas, montarão suas prensas e porão na estufa para secar.

Vagas: 20


4. Taxidermia: a ciência da representação zoológica

Jadson Luis da Silva Brito Técnico do Laboratório de Mastozoologia da UFPB
José Anderson Feijó da Silva Mestrando de em Ciências Biológicas (área de concentração Zoologia) pela Universidade Federal da Paraíba.

Ementa: A oficina contará com uma breve introdução teórica sobre as técnicas utilizadas no processo de taxidermização, além de abordar sua importância para o conhecimento da biodiversidade e conservação. Por fim, os alunos poderão por em prática o que lhes foi ensinado sobre as técnicas em taxidermia.

Vagas: 15


5. Danças Circulares Sagradas – Um espaço para promoção da saúde.

Fernanda Tavares de Souza – Pedagoga e Focalizadora de Danças Circulares.

Ementa: O trabalho será iniciado com uma breve explicação sobre as Danças Circulares, em seguida faremos 08 danças com um pequeno intervalo e ao final teremos uma apresentação de vídeo de 20 minutos.

Vagas: 30

6.  Prática Agroecológca e Educação Contextualizada no Semiárido Brasileiro

Prof. Dr. Alexandre Eduardo de Araujo - Área de Agroecologia - UFPB - CCHSA - DAP - Bananeiras - PB

Vagas: 25


7. Artesanato com Linhas

Igor d'Angelis, estudante de Biologia
Ementa: Aprender artesanatos com linhas e fios: pulseiras; olho de Deus; filtro dos sonhos; etc.

8. Percussão

Elizângela, bióloga e baterista da Banda Brasis

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

Como funciona??

A apresentação de trabalhos está dentro do ELO ( Espaço de Livre Organização). O objetivo é fazer uma troca entre os estudantes da Biologia e saber o que a galera anda fazendo/produzindo no meio acadêmico. Muitas vezes a gente nem sabe com o que nosso próprio colega de sala que senta ao lado trabalha. Pensando nisso, decidimos fazer essa apresentação de trabalhos que foge um pouco do rigor encontrado nos congressos. 

Não existe complicação!! Os estudantes que queiram compartilhar o seu trabalho irão produzir uma apresentação em PowerPoint, apresentando-o aos demais (em cerca de 15 min.). Posteriormente, haverá um espaço pra problematização e discussão dos trabalhos. Basta confirmar que irá apresentar um trabalho na ficha de inscrição, colocando o título dele, pois iremos alocá-los em eixos temáticos.  

Vamos lá!!! Se chegue e diga o que você anda fazendo além de perambular pelos corredores da UFPB e assistir 38 horas/aula por dia!!!

CULTURAIS DA XII SEMANA DE BIOLOGIA

30/08/10 - Segunda- Feira ás 18:00h : Oliveira de Panelas
31/08/10 - Terça - Feira ás 18:00h: Música Erudita
01/09/10 - Quarta- Feira às 18:00h : Arte na Biologia: Desenvolvendo todas as formas de expressões  
02/09/10 - Quinta- Feira às 18:00h : Gustavo Miranda
03/09/10 - Sexta-Feira - Festa de Encerramento a partir das 19:30 - Goreth, Banda Brasis e Trio Pé de Serra.


Sobre os grupos:


Oliveira de Panelas

Oliveira de Panelas é um grande Violeiro, grande improvisador e ainda por cima um Magistral Ator, já que se expresa muito bem com os olhos. Comparam Oliveira com Pavarotti. Primeiro Pavarotti não compõe nada e só canta gargarejando, portanto Eu sou mais Oliveira, Pavarotti não vale um por cento da capacidade de Oliveira.

Ariano Suassuna
1999
Acesse:http://oliveiradepanelas.blogspot.com/
http://www.oliveiradepanelas.com/

 
GORETH 

Por que Goreth? “Por que Drumond escolheu José para seu poema? Por que Bandeira decidiu João Gostoso? Por que Severino, João Cabral de Melo Neto escolheu para sua Morte e Vida Severina? Por que Maria de Todo Dia e João Cara de Pão de Quintana? Por que Zé Ninguém, Ninguém José, João de Santo Cristo ...? Todos esse são nomes comuns e representativos de uma coletividade que são todo mundo e, ao mesmo tempo, não são ninguém. Representam pessoas banais do povo que labutam cotidianamente em um país como o nosso. Mas para quebrar essa secular hegemonia masculina da representatividade coletiva, surge Goreth, como nome feminino forte e que representa muito bem a simplicidade e cotidianidade da poesia da banda.”

Banda Brasis


Fundada em maio de 2009, como projeto dos músicos Rafael Araújo, Milena Medeiros e Eliza Garcia, a Brasis se apresentou pela primeira vez na XI Semana de Biologia (ano passado). Posteriormente, para complementar a musicalidade já inovadora da banda no cenário pessoense, Igor d’Angelis, Góes e Katiusca chegam trazendo mais cordas e percussões. Com músicas próprias compostas com grande influencia do tropicalismo e da terra da qual são frutos, o grupo já se apresentou em vários eventos e festivais, como o “Canta Torre”, “Circuito Cultural das Praças”, “ENECOM”, “ENEL”, “Mostra SESC de Música Paraibana”, entre outros. Dando voz a tantos sentimentos calados pelo passar do tempo ou por imposições da vida, a Brasis chega mostrando de novo alguns conceitos básicos, com alegria e musicalidade, relembrando ou, por vezes, ensinando o que é ser Pessoense, o que é ser Paraibano e Brasileiro.



FIQUEM LIGADOS NAS ATUALIZAÇÕES!!!