segunda-feira, 16 de agosto de 2010

OFICINAS

1. Princípios da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e Acupuntura

Fabio Henrique Miranda dos Santos - Fisioterapeuta graduado pela Universidade Católica de Brasília (2007) Especializando em Medicina Tradicional Chinesa pela ABA, Formação técnica em Planejamento e Desing em Permacultura (2009) e Francisco Douglas Cabral Leite - Fisioterapeuta graduado pela UFPB (2010) e especializando em Medicina Tradicional Chinesa pela ABA, formação técnica em Planejamento e Desing em Permacultura (2010).

Ementa: A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é considerada uma das mais antigas formas de medicina oriental, e se fundamenta numa estrutura de natureza filosófica milenar, incluindo entre seus princípios o estudo da relação de yin/yang, da teoria dos cinco elementos e do sistema de circulação da energia (Qi) pelos meridianos (canais) do corpo e sua interação com o ambiente segundo os ciclos da natureza.
Será realizada uma apresentação teórica sobre a contextualização histórica e pesquisas científicas modernas da MTC e também com práticas de acupuntura auricular.

Vagas: 10


2. Origami

Dhieggo Glaucio Evaristo Gomes Nascimento – Graduando em Ciências Biológicas

Ementa: História e curiosidades sobre a arte tradicional japonesa de dobrar papel criando representações de determinados seres ou objetos com as dobras geométricas de uma peça de papel e produção de modelos tridimensionais.

Vagas: 30


3. Técnicas para herborização de Algas

Leandro do Nascimento Máximo, Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas; Joana D’arc Félix de Luna, Bacharelanda e Licencianda em Ciências Biológicas.

Ementa: A Oficina consistirá de duas etapas: (1) A parte teórica será ministrada em sala de aula, com o auxilio de um Data Show. Nesse momento serão dadas as informações básicas e indispensáveis sobre a metodologia específica para a coleta, fixação, herborização e preservação do material biológico de algas. (2) Na parte prática da Oficina, que será ministrada em um laboratório ou local com pia e torneira, os alunos prepararão suas exsicatas de algas, montarão suas prensas e porão na estufa para secar.

Vagas: 20


4. Taxidermia: a ciência da representação zoológica

Jadson Luis da Silva Brito Técnico do Laboratório de Mastozoologia da UFPB
José Anderson Feijó da Silva Mestrando de em Ciências Biológicas (área de concentração Zoologia) pela Universidade Federal da Paraíba.

Ementa: A oficina contará com uma breve introdução teórica sobre as técnicas utilizadas no processo de taxidermização, além de abordar sua importância para o conhecimento da biodiversidade e conservação. Por fim, os alunos poderão por em prática o que lhes foi ensinado sobre as técnicas em taxidermia.

Vagas: 15


5. Danças Circulares Sagradas – Um espaço para promoção da saúde.

Fernanda Tavares de Souza – Pedagoga e Focalizadora de Danças Circulares.

Ementa: O trabalho será iniciado com uma breve explicação sobre as Danças Circulares, em seguida faremos 08 danças com um pequeno intervalo e ao final teremos uma apresentação de vídeo de 20 minutos.

Vagas: 30

6.  Prática Agroecológca e Educação Contextualizada no Semiárido Brasileiro

Prof. Dr. Alexandre Eduardo de Araujo - Área de Agroecologia - UFPB - CCHSA - DAP - Bananeiras - PB

Vagas: 25


7. Artesanato com Linhas

Igor d'Angelis, estudante de Biologia
Ementa: Aprender artesanatos com linhas e fios: pulseiras; olho de Deus; filtro dos sonhos; etc.

8. Percussão

Elizângela, bióloga e baterista da Banda Brasis

Nenhum comentário: