segunda-feira, 16 de agosto de 2010

MINICURSOS

TURNO: MANHÃ

1. Biogeografia e conservação da Mata Atlântica: regionalização biológica X regionalização econômica

Prof. Dr. Marcio Bernardino da Silva - UFPB - DSE – Zoologia

Ementa:
A importância que a conservação da biodiversidade tem ganhado na sociedade nesse começo de século chama atenção para as ferramentas que temos disponíveis para a sua correta interpretação. A Biogeografia e a sua vertente Histórica mais especificamente aparece como uma das mais importantes ferramentas para a definição de prioridades em conservação. A Biogeografia Histórica fornece subsídio para uma regionalização das biotas baseada na filogenia dos organismos que as constituem e seus padrões de endemismo. A partir dessas interpretações, temos a possibilidade de ter um melhor diagnóstico da perda que já temos acumuladas e onde devemos evitar as futuras. A Mata Atlântica apresenta um grau de perda muito alto, sendo um dos hot-spots para a conservação em todo mundo.
Conhecendo essa regionalização biológica, quais são as áreas ou regiões da Mata Atlântica que deveríamos ter uma maior preocupação em evitar a perda de biodiversidade? Essa resposta é falha se levarmos em conta apenas o aspecto biológico. Portanto a regionalização biológica deve ser analisada em comparação à regionalização econômica da Mata Atlântica, buscando encontrar as razões para as contínuas grandes perdas. Nesse mini-curso, pretendo apontar e discutir causas políticas e econômicas, evitando acusar o “homem” genérico, de forma nebulosa e ampla demais, prática comum do conservacionismo dominante dos dias de hoje. Vamos discutir: transposição do Rio São Francisco, mudanças no Código Florestal, especulação imobiliária, novas grandes hidrelétricas, etc.
O conhecimento sozinho, da biologia e biogeografia, no caso, não é capaz de “salvar o que resta”. É preciso a reflexão e a práxis do biólogo para um ambientalismo que dê resultado.
 .
Vagas: 20


2. Ecologia humana e o bem-estar do ser humano: a interação entre meio-ambiente, evolução e a qualidade de vida nas sociedades tradicionais e modernas.

Prof. Luiz Carlos Serramo Lopez. Biólogo, Doutor em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro

Ementa:
O ser humano evoluiu em um ambiente muito diferente daquele em que ele vive atualmente nas grandes sociedades industriais. Nesse curso iremos discutir o conceito de qualidade de vida e bem-estar a partir de uma perspectiva ecológico-evolutivo. Analisar até que ponto as condições do ambiente em que a espécie humana evoluiu por milhares de anos influencia aquilo o que o ser-humano moderno percebe como sendo um ambiente capaz de produzir bem-estar e qualidade de vida. Iremos descrever o conceito de bem-estar subjetivo dentro de um enfoque eco-fisiológico que permita pensar estratégias para melhorar a qualidade de vida do ser humano levando em conta sua fisiologia e o tipo do ambiente em que ele evoluiu. Serão abordados de forma didática e acessível tópicos relacionados a ecologia e evolução humanas, fisiologia do movimento e da percepção e neuro-fisiologia

Vagas: 20


3. Tópicos em Comportamento Animal

Biólogos Lucas Henrique Cavalcanti Mendes e Diana Marques Martins Chacon.

Ementa:
O minicurso “Tópicos em comportamento animal” será desenvolvido parte em palestras/debates e parte em práticas relacionadas aos temas abordados durante o minicurso. Durante os três primeiros dias, serão ministradas palestras e realizados debates referentes aos respectivos temas. Ao quarto e último dia serão realizadas práticas com os participantes do minicurso.

Vagas:18


4. Diversidade e Conservação de Echinodermata.

Anne Isabelley Gondim. Mestranda do curso de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Área de concentração – Zoologia) da UFPB.

Ementa:
Caracterização geral das classes (morfo-anatomia); Caracteres relevantes na
taxonomia; Métodos de coleta, preparação e preservação de equinodermos; Ameaças e estado de conservação dos Echinodermata, com ênfase nas espécies brasileiras.
.
Vagas: 15


5. Apresentando a flor da permacultura: Teorias e Práticas.

Fabio Henrique Miranda dos Santos - Fisioterapeuta graduado pela Universidade Católica de Brasília (2007) Especializando em Medicina Tradicional Chinesa pela ABA, Formação técnica em Planejamento e Desing em Permacultura (2009)
Francisco Douglas Cabral Leite - Fisioterapeuta graduado pela UFPB (2010) e especializando em Medicina Tradicional Chinesa pela ABA, formação técnica em Planejamento e Desing em Permacultura (2010)
Rosa Del Carmen Ortega.Facilitadora Titulada de Biodança.
Rosemberg Silva Tapoterapeuta – SINTE/PB Nº103
Adler Targino Francini Permacultor graduando em Agronomia pela UFPB Campus II-Areia

Ementa:
Alguns dos campos específicos, sistemas de desenho e soluções associadas ao uso generalizado da permacultura pode ser representado pela flor da permacultura, onde cada pétala representa uma parte desse todo.
Cada dia do mini-curso será apresentado uma dessas pétalas , havendo um momento de discussão sobre o tema e depois uma prática a ser realizada com o grupo.
• Introdução sobre a permacultura e apresentando a flor, enfocando a bioconstrução e realizando a pratica da bio tinta.
• Saúde e Bem Estar Espiritual
• Manejo da terra e da Natureza.
• Taporritmia – Ecos e Vácuos da Vibração Sonora
.
Vagas: 25

6. Câncer e seus Aspectos Moleculares

Prof. Eleonidas Moura Lima -Biólogo pela UFPA/ Mestre em Genética e Biologia Molecular pela UFPA/ Doutor em Genética de Biologia Molecular pela USP-Ribeirão Preto

Ementa:
O minicurso será teórico, o tema abordado será o câncer, como fenômeno biológico, levando em consideração o estabelecimento de modelo in vitro em oncologia experimental, os mecanismos moleculares envolvidos na oncogênese e carcinogênese, técnicas de biologia molecular aplicadas no diagnóstico e prognóstico de câncer e implicação desses conhecimentos na estratégia terapêutica.

Vagas: 20


7. Insetos: técnicas de coleta e montagem.

Carolina Nunes Liberal – Mestre e Bióloga DSE-UFPB

Ementa:
O curso terá como objetivo apresentar as técnicas de coleta, conservação e montagem das principais ordens de insetos. Abordará a morfologia geral dos grupos, as técnicas de coleta mais adequadas e a maneira correta de preparar o material até seu depósito em uma coleção biológica.

Vagas: 20


TURNO: NOITE


8. Tecnologias de informação e comunicação no ensino de Biologia

Prof. Dr. José Antônio –DBM

Ementa:
O minicurso irá abordar o uso da internet e de seu impacto na sala de aula, visando apresentar e discutirformas de seu uso no âmbito educacional.

Vagas: 30


9. Métodos de coleta de vertebrados

Biólogo Alvino Pedrosa Ferreira, Biólogo Edinaldo Leite Filho, José Anderson Feijó da Silva- Mestrando em Ciências Biológicas (área de concentração Zoologia) UFPB
Paula Honório Pires Ferreira- Doutoranda em Ciências Biológicas (área de concentração Zoologia) UFPB

Ementa:
O minicurso abordará as principais técnicas de coleta para os vertebrados (peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos). Serão utilizados para demonstração os equipamentos mais comuns, além de ilustrações didáticas. Aliado a isso, serão discutidos também o manejo dos indivíduos e a sua finalidade para os trabalhos científicos.

Vagas: 20


10. Estudos estruturais de proteínas isoladas de venenos de serpentes brasileiras

Dra. Daniela Priscila Marchi Salvador

Ementa:
O minicurso terá como objetivo demonstrar como é realizada a cristalização de proteínas, a elucidação de estruturas tridimensionais de proteínas por cristalografia de raios X e a correlação entre estrutura e função de proteínas isoladas de venenos de serpentes.
Aula Prática: Sim (Demonstração Prática) – Laboratório de Cristalização de Proteínas e Processamento de Dados (LCPPD)

Vagas: 15


11. Alimentação natural

Taíssa Valéria Souza de Barros – Bacharel e licenciada em C. Biológicas pela UFPB;

Ementa:
A alimentação natural é aquela que utiliza alimentos que estejam o mais próximo possível de seu estado na natureza e que sejam próprios para o consumo humano. O minicurso tem como objetivo apresentar aos participantes o conceito da alimentação natural colocando o homem como parte integrante e não dissociada da natureza, levando à reflexão de que nós estamos ligados uns aos outros por uma teia de relações que determinam até a comida que vai parar na nossa mesa. Dessa forma, o ministrante pretende fazer um link entre a ordem global vigente, a produção mundial de alimentos e alimentação natural, trazendo uma abordagem que inclui a discussão sobre os alimentos transgênicos, a monocultura, os agrotóxicos e a agroecologia. Após o primeiro momento, o minicurso seguirá para a parte prática, onde os participantes aprenderão receitas utilizando alimentos naturais que visem melhorar a qualidade da sua alimentação, mostrando a possibilidade de uma vida saudável cada vez mais distante de tudo o que for industrializado..

Vagas: 10


12.Educação Ambiental

Ementa: Concepções de educação ambiental e natureza em disputa hoje; Conceitos e relação entre educação e meio ambiente (vertentes do discurso e da prática da sustentabilidade); as lutas ambientais. 

Vagas 20

13. As macroalgas marinhas e suas aplicações: maricultura e avaliação das mudanças globais.
 
Ementa:1. Macroalgas marinhas: principais características e biodiversidade; 2. Cultivo das algas marinhas e sua aplicação econômica; 3. As algas marinhas como ferramenta de avaliação das mudanças globais.

Vagas: 10





Nenhum comentário: